A consciência e a Ética: O que vem primeiro?

ConscienciaeEticaPedro e João são amigos há mais de 10 anos. Foi Pedro quem apresentou João para empresa onde trabalham. Em uma sexta-feira Pedro e João trabalharam até mais tarde num projeto que estavam envolvidos.

Já não havia mais ninguém na empresa quando Pedro resolveu ir embora, pois ia buscar a namorada na escola. Despediu-se de João e foi para o estacionamento buscar seu carro.

Ao chegar no estacionamento, percebeu que tinha deixado um livro na sua gaveta, que havia comprado para sua namorada. Voltou para empresa e, quando chegou na sala, viu uma cena que o deixou muito triste. Seu amigo João estava colocando um grampeador na mochila na hora que ele abriu a porta.

Foi um desconforto total, pois é sabido que ninguém pode sair da empresa com material de escritório da mesma. Aquilo só poderia ser roubo, pensou Pedro.

No mesmo momento João ficou vermelho e desconcertado. Começou a gaguejar tentando explicar. Começou a dizer que ele sabe que a empresa tem caixa dois e que um grampeador não iria fazer falta para empresa. Ele teria um uso melhor para o material, pois estava precisando de um grampeador em casa para o trabalho do pai.

Pedro olhou profundamente para João e disse:

Vou pegar o que vim pegar e sair da sala como se não tivesse visto nada. Espero, sinceramente, que sua consciência saiba o que fazer.

Pedro virou as costas e saiu da sala sem querer continuar a conversa com João. Nesse momento, sabia que todo o relacionamento de muito tempo tinha seriamente se abalado.


Questões

  • Pedro deve denunciar João?
  • Se não denunciar, como ele deve lidar com sua consciência?
  • Se denunciar, como será visto pelo João e demais colegas?
  • A amizade dos dois será a mesma depois desse episódio?
  • O fato da empresa ter caixa dois é motivo para o João agir como agiu?
  • O que você faria se fosse o Pedro?
  • O que você faria se fosse o João?

0 Comentários

Deixe o seu comentário!