Legado & Reputação

Muitas organizações foram criadas para se tornarem herança aos seus descendentes. Seus criadores trabalham para garantir que essa herança chegue aos seus destinatários com uma boa imagem.  Existem hoje no mundo cerca de 10 organizações, ainda familiares, com mais de 1.000 anos de vida. Uma façanha em tempos modernos.  Do ponto de vista ético, não faz o menor sentido criar organizações como herança. Desse ponto de vista (ético) uma organização deve ter seu “contrato social” orientado para a própria sociedade. Deve gerar riquezas para todos: donos, colaboradores, comunidade, sociedade, país e mundo. Sua imagem deve ser construída pela sua reputação e pela reputação de seus agregados e não por artifícios mercadológicos.

LegadoReputacao

Hotel Nishiyama Onsen Keiunkan, fundado em 705, no Japão,na cidade de Hayakawa em Yamanashi.

No entendimento da Aprendendo a Pensar, uma organização que quer construir um Legado mantendo uma Reputação ilibada, deve se esforçar muito mantendo uma equipe íntegra, ética e que traga resultados para tornar o empreendimento sadio e duradouro. Todo esse difícil processo passa pela definição e/ou construção do “Para Quê” a organização e as pessoas que estão nela existem. É uma elevação substancial da consciência que vem por meio da melhoria de repertório e do interesse genuíno por uma alteridade próspera.
Sem alcançar essa definição não acessamos a essência primitiva e virtuosa que cada ser humano possui. Pessoas e Organizações sem propósito e significado sofrem de anomia. Não deixam pegadas e o tempo se encarregará de abreviar-lhes a lembrança.

Herança: quanto mais utilizamos, mais rápido acaba. Legado: quanto mais utilizamos, mais ele cresce e se torna perene. O que você quer para o seu negócio?

0 Comentários

Deixe o seu comentário!