o que fazemos

pexels-photo-70292pequenaTemos 14 anos de existência ajudando empresas a melhorarem seus resultados por meio de um trabalho singular e diferenciado. Nossa forma de atuar é personalizada. Iniciamos o processo conhecendo com mais profundidade os problemas reais da empresa. Fazemos isso com pesquisas e conversas com o principal executivo e suas lideranças.

Antes mesmo de realizar uma proposta comercial, e a partir do diagnóstico feito, propomos ações de curto, médio e longo prazos com objetivo de melhorar os resultados, melhorar a performance, criar diferenciais e colocar a empresa num processo de desenvolvimento contínuo e perene.

Utilizamos algumas ferramentas com metodologias diferenciadas desenvolvidas por nós durante nossa trajetória profissional de mais de 30 anos.

Além das pesquisas e conversas, iniciamos o processo com: palestras, workshops, cursos (presenciais e a distância) e programas de educação singular que mudam paradigmas e transformam a organização ao longo do tempo.

Como acreditamos em nosso trabalho, oferecemos uma palestra inicial com duas horas de duração, com tema a ser definido pela empresa na área de gestão e desenvolvimento humano,  totalmente grátis.

Quer melhorar os seus resultados? Fale com a gente e vamos iniciar uma parceria virtuosa.

Nosso Foco: Empresários e Executivos angustiados com seus resultados.


Conheça mais nosso projeto de consultoria diferenciado. Veja nossa apresentação no link abaixo.

Transformando Organizações

Palestras e Oficinas

startup-photos_pequenaA melhor forma de sensibilizar uma equipe é submetê-la a novos conceitos de gestão de negócios e de desenvolvimento humano que mudam paradigmas e modelos mentais, em função de sua originalidade e profundidade.

Nós da Aprendendo a Pensar, com mais de 40 anos de experiências de sucesso em negócios de diversos portes e áreas, desenvolvemos uma matriz filosófica embricada com a matriz de administração.

Nos primeiros 30 anos de nossas vidas, estudamos Administração de Empresas, Comunicação Social com especialização em Propaganda e Publicidade, Marketing e outros saberes ligados a gestão e negócios. Os últimos 10 anos, focamos nos estudos da Filosofia e Clássicos, o que nos fez perceber que as origens do pensamento de gestão estão fundadas na filosofia.

No fundo, as questões mais pontuais como: disputa de poder, engajamento, comprometimento, resultados, colaboração, coletividade, etc. já são estudadas há muito tempo e fazem parte da evolução da natureza humana como um todo.

Assim, ao criarmos a Matriz Filosófica embricada com a Matriz de Administração, criamos um processo de análise sistêmica que desenvolve pessoas e organizações de forma mais ampla e perene.

Para iniciar um processo de desenvolvimento organizacional efetivo, desenvolvemos, com base nesses conceitos, palestras e oficinas diferenciadas e com resultados imediatos. Como acreditamos em nosso trabalho, oferecemos uma palestra inicial com duas horas de duração, com tema a ser definido pela empresa na área de gestão e desenvolvimento humano,  totalmente grátis.

Quer melhorar os seus resultados? Fale com a gente e vamos iniciar uma parceria virtuosa.

Nosso Foco: Empresários e Executivos angustiados com seus resultados.

05_PalestrasOficinas


Conheça nossa proposta para o desenvolvimento de Palestras e Oficinas. Baixe a apresentação no link a seguir:
Palestras e Oficinas – Desenvolvimento Humano

 

Cursos

hands-people-woman-meeting_pequenoA melhoria do repertório em uma organização é vital para o seu desenvolvimento. Equipes com repertórios melhores entregam resultados melhores e inovadores. Nossa experiência, ao longo dos anos, mostram essa realidade. Entendemos que especialistas ajudam a organização, mas não conseguem desenvolver uma ambiente com visão sistêmica, profunda e comprometida com os resultados gerais da empresa.

A maioria dos especialistas trabalham nos efeitos e não nas causas. Essa postura resolve problemas pontuais, mas não coloca a empresa no rumo do desenvolvimento mais orgânico e consistente.

Esse é o nosso diferencial!

Desenvolvemos as equipes das empresas por meio de melhoria de repertório geral e em todas as áreas, de forma singular e customizada. Não oferecemos algo pronto e sim algo que a empresa realmente precisa para sua realidade atual.

Nossos cursos, presenciais e a distância, procuram atender as diversas áreas da empresa que necessitam de aprendizado sistêmico.

Cursos: Presenciais e a Distância


Veja a apresentação abaixo e fale com a gente. Solicite uma proposta para o desenvolvimento de cursos (presenciais ou a distância) para sua empresa. Lembre-se: pessoas mais preparadas, resultados melhores para todos!

Cursos – Desenvolvimento Humano


Veja alguns exemplos de algumas propostas de Cursos que fazemos em organizações:

Governança Corporativa

pauta02_governancaO processo de Governança Corporativa parece distante das pequenas e médias empresas. Na verdade é um equívoco muito grande esse pensamento.  Embora a Governança Corporativa é adotada, por lei da SA, para as grandes empresas, o conceito serve também para pequenas e médias organizações que queiram melhorar seu desempenho geral.

Desenvolver uma política de Governança Corporativa para sua empresa é uma forma de tratar todos os processos de gestão de forma a melhorar as práticas organizacionais, criando com isso uma estratégia diferenciadas do seu negócio.

Uma política de Governança Corporativa implementada em sua empresa, oferece inúmeras vantagens.  A empresa adquire visibilidade diferenciada no mercado: acionistas, fornecedores, clientes, consumidores, governo, imprensa, etc., além de proporcionar aos demais agentes, transparência e confiabilidade.

Os aspectos mais relevantes que a Governança Corporativa pode oferecer para sua empresa são:

  • Política de Governança instalada
  • Código de Conduta para todos os agentes
  • Agenda Ética para desenvolvimento de pessoas
  • Comitê de Ética e Canais de Denúncia
  • Boas práticas e transparência organizacional
  • Conselhos Executivos: Fiscal, Administrativo, Gestão
  • Conselhos de Negócios: Clientes, Consumidores, Fornecedores
  • Entre outros aspectos relevantes.

Conheça mais sobre nosso Projeto de Governança Corporativa para pequenas e Médias Empresas. Veja nossa apresentação no link abaixo.

Governança Corporativa


Antes de implantar a Governança Corporativa em sua empresa, leve nossa palestra de sensibilização para sua empresa.
Baixe nossa proposta no link abaixo.

Workshop sobre Governança Corporativa

Consultoria de Resultados

Para transformar sua organização em: Rica, Ética, Inspiradora e Perene, desenvolvemos quatro programas de longo prazo que são aplicados na sua empresa de acordo com pesquisas comportamentais que fazemos previamente, antes mesmo de realizar nossa proposta comercial de trabalho. As pesquisas não têm custo para organização, pois entendemos que elas ajudam a formatar um proposta de parceria mais justa e ética. Com base nos resultados deste diagnóstico, sua apresentação para empresa e aprovação de nosso trabalho de consultoria, aplicamos nossa metodologia de trabalho que visa sensibilizar a equipe para um projeto de futuro, onde mudanças e paradigmas e de modelo mental serão uma constante. Os eixos de atuação são os seguintes:

LEGADO E REPUTAÇÃO

1_tÉ um programa orientado à identidade organizacional, propósito e valores. Atua na forma como a empresa está construindo este legado e com qual reputação junto a seus públicos.

Algumas situações :

  • Enfraquecimento da cultura organizacional (seja por rápido crescimento, aquisições ou fusões)
  • Necessidade de explicitar o DNA da empresa, já conhecido de forma tácita
  • Anomia na organização (falta de interesse e desmotivação generalizada)
  • Falta de clareza de propósito por parte dos funcionários
  • Condutas inadequadas ou não apoiadas pela direção

Atividades:

  • Pesquisas de reputação com todo o holograma da empresa e Pesquisa de Conduta com os funcionários: tabulação, análise,  recomendações
  • Definição de Significado e Propósito da Empresa: workshops voltados para estabelecer/fortalecer uma Cultura Virtuosa
  • Implantação de Agenda Ética na companhia, com comitês, agendas e temas para refletir e estabelecer sobre condutas da Organização
  • Código de Conduta e/ou Manual de Boas práticas: elaboração e implantação

Resultados:
Identidade organizacional mais forte e compartilhada, com sentimento de propósito e direção. Resultados financeiros, motivação na organização e reputação: funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, comunidade. Enfim, reputação, inspiração e legado.


SUPERAÇÃO DE CRISES

4_tTrata-se de suplantar situações  desequilibradas de ordem motivacional, de resultados ou mesmo de origem institucional (de imagem)

Algumas situações:

Este programa é aplicado quando a organização tem uma demanda localizada. Exemplos: queda nas vendas consistentemente em determinado período,  desmotivação localizada em unidade de negócio ou área, imagem de marca  comprometida em função de um conjunto de ocorrências.

Atividades:

O pressuposto é que, mesmo localizada, uma crise tem várias causas. Cada causa tem vários efeitos. Estes efeitos estão relacionados entre si. Esta é uma visão sistêmica de uma crise. Por isso, a atividade presente em todos os Programas de Superação de Crise é um diagnóstico ao mesmo tempo abrangente e profundo.

  • Diagnóstico sistêmico: origens primevas da crise
  • Definições estratégicas: Para Quê/Para Quem a empresa existe?/Qual o negócio e Qual o diferencial?
  • Sistema de Preços: implantação do DRE invertido (metodologia Aprendendo@Pensar)
  • Implantação e Gestão de Projetos colaborativos com ações corretivas e ações disruptivas para superação da Crise
  • Implementação do Roteiro de Projetos no Gerenciamento de Projetos (metodologia Aprendendo@Pensar)
  • Sistema de Prospecção com base no ciclo de vida do cliente

Resultados:

O programa de Superação de Crise tem ações corretivas para controlar a situação em um primeiro momento e  ações disruptivas, que são implantadas ao longo do tempo,  para superar efetivamente a crise na sua causa mais  profunda. O resultado é uma mudança efetiva de patamar com uma superação completa da situação-problema.


FORMAÇÃO DE GUARDIÕES

3_tUma formação completa do novo líder. Se o chefe foi superado, o líder já não atende as demandas da atualidade.

Os sintomas que os dirigentes das organizações relatam a respeito da inadequação da atual liderança são muitos.  Em geral, o líder desenvolve uma das habilidades necessárias a sua função  e falha nas demais: conhecimento técnico, gestão de pessoas, visão do todo, resultados etc. É  comum os dirigentes promoverem bons técnicos e ficarem sem os dois: sem o bom técnico (porque foi promovido) e sem um bom líder.

Além deste problema, os líderes têm sido “insatisfatórios” para as demandas das empresas porque eles, como a maioria de nós, têm uma visão obsoleta (mecanicista) para uma realidade que já está mudada (realidade complexa)

O processo de aprendizagem na Formação de Guardiões prepara as pessoas para aprenderem a pensar nesta nova realidade. Leva os participantes a compreenderem o modelo mental pelo qual são guiados atualmente (mecanicista) e a realidade na qual estão inseridos (complexa).

Ao ser capacitado a pensar de forma mais sistêmica, o participante tem sua percepção altera e sua forma de gestão também é transformada.

Atividades:

  • Formação de líderes em cursos dentro das empresas
  • Formação de líderes em cursos livres

Programas de Aprendizagem Presencial:

  • Aprendendo@Pensar Básico: 120 horas
  • Aprendendo@Pensar  Avançado: 120 horas
  • Encontros semanais com duração de 4 horas.
  • É necessário concluir o  Básico para ingressar no Avançado.

O Programa utiliza conceitos da andragogia para levar os estudantes à autonomia de pensamento e aprendizagem (heutagogia).

Aplica metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, além de abordar ferramentas básicas de administração como gestão de projetos, de processos, gestão financeira, métricas e indicadores.

Resultados:

Líderes transformados em guardiões:  com visão mais abrangente, fazem melhores diagnósticos organizacionais,  melhor gestão de pessoas, são mais engajados e mais preocupados com a alteridade. Alcançam melhores resultados de forma sistêmica: para a empresa, para os colaboradores e para a comunidade.


CURADORIA DE TRANSFORMAÇÃO

2_tExatamente o que o nome propõe.  Este programa é uma curadoria que Aprendendo@Pensar oferece  para que as organizações conduzam as mudanças almejadas.

Algumas situações:

  • Projetos e/ou processos implementados na organização e que não tiveram a adesão desejada.
  • Inovação específica: a empresa precisa ser mobilizada para desenvolver projetos inovadores com temas pré-definidos.
  • Inovação não-específica: a organização precisa entrar em um movimento de aprendizagem e inovação.

Atividades:

  • Curadoria para formação de Conselhos: Estabelece o tipo e a formação do Conselho, define a agenda, pautas e faz a facilitação da implantação de projetos decorrentes das reuniões do Conselho.  Tipos de Conselho:  de Colaboradores, de Clientes, Consumidores, Usuários, de Fornecedores, Empresários  e Comunitários.
  • InspiredByTEDx: Curadoria para Eventos Tipo TEDx dentro da empresa: Eventos deste tipo (cujo mote é “espalhar boas ideias”) são inspiradores e costumam revolucionar a vida dos participantes. A realização deste tipo de evento nas empresas visa engajar as pessoas em transformações necessárias. (Clique para saber mais sobre o TED e TEDx)
  • PoweredByPecha Kucha: Curadoria para eventos tipo PechaKucha: Eventos deste tipo têm a finalidade de reunir as pessoas e integrá-las de maneira criativa e inspiradora para compartilharem as boas ideias e os bons projetos. (Clique para saber mais sobre o Pecha Kucha).

Resultados:

Produção de boas ideias, implantação de novos projetos e/ou processos, engajamento dos colaboradores e demais públicos participantes (como fornecedores, clientes ou parceiros comerciais).


Conheça mais nosso projeto de consultoria diferenciado. Baixe nossa apresentação no link abaixo.

Consultoria de Resultados